Calendário

Junho 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
 << < > >>
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Anúncio

Quem está conectado?

Membro: 0
Visitante: 1

rss Sindicação

 
12 Mar 2014 - 23:35:56

Ditadura de opiniões

Com o crescente fluxo de informações atuais cada vez mais dinâmico, temos, atualmente, diversos tipos de "formadores de opinião" e "entendedores especialistas" sobre tudo quanto é tema.
Tudo certo, tudo muito democrático até que você repara que as pessoas passam a lhe impor uma posição. A dela, claro.
Li há alguns dias "nas interwebs" da vida um gracejo muito interessante: "Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim" (me parece que a frase é do Millôr Fernandes). É isso mesmo, estamos nas "ditaduras de opinião". 
Já comecei a ler alguns textos neste mesmo sentido, preocupados com os rótulos dados quando manifestada alguma opinião e como o ódio é mútuo dentro das discordâncias. Como disse um dos vários textos sobre o assunto, amizades terminam por conta de opiniões divergentes!! (what?!). Ou você é "reacinha" ou você é "comunista", dependendo com quem você concorde. Se você tenta ser ponderado, está "em cima do muro", "sendo politicamente correto" ou "não sabe nada sobre o assunto".
E o que concluímos com isso? O óbvio! Não há resposta certa para questões políticas ou sociais, há ideias a serem debatidas (educadamente, por favor) e talvez até surja uma resposta adequada para a questão.
Discutam pelo amor ao debate, pela troca de ideias; e não pela necessidade de "ganhar a briga". Caso contrário você perde tempo, voz e amizades (salvo se você quiser se candidatar a um cargo político e já queira criar uma oposição que lhe permita se posicionar como vítima).
É necessário lembrar que ninguém é obrigado a pensar como você e muito menos tem a obrigação de mudar de ideia porque você acha que deveria. Do contrário você estará sendo um ditador de opinião e, como todo ditadura, acabará caindo pela própria falta de força (no caso, argumentativa).
Admin · 36 vistos · 2 comentários

Link permanente para o artigo completo

http://eternamentesessik.blogdosblogs.com/Primeiro-blog-b1/Ditadura-de-opinioes-b1-p2.htm

Comentários

Comentário de: Bia Vinagre [ Visitante ]
O que vc descreveu é, realmente, muito perceptível nas redes sociais. Eu fico pensando: será que as pessoas esqueceram que podem ser mais flexíveis e que devem ser tolerantes? Para além do politicamente correto, ser tolerante e aceitar uma opinião é questão de educação.
   13/03/2014 @ 01:08:58
Comentário de: Bruno Rocha [ Visitante ]
Conheço várias pessoas assim, sobre qualquer tema... inclusive temas exatos onde a lógica não deveria dar espaço para discussçao..

se a pessoa esta costumada a \\\\\\\"estar certa\\\\\\\" o tempo todo, ela vai querer estar inclusive quando estiver erada!! HAHAHAHA!!

fazer o que né!
   13/03/2014 @ 00:11:30

Deixe um comentário

Estado dos novos comentários: Publicado





Sua URL será visualizada.


Entre com o código contido nas imagens


Texto do comentário

Opções
   (Salvar o nome, email e a url em cookies.)